Header Ads

PERSPECTIVAS #6 - CONHECENDO A CAVALARIA.

Cavalaria: Nostalgia e ponto de vista!

  Olá queridos leitores, neste dia estamos aqui para trazer mais uma das Atividades Externas do Exército Brasileiro e como percebemos a Cavalaria iniciou sua 9° Turma dia 23/04 e para os curiosos, atualmente a Cavalaria é organizada pelos Oficiais da 3° Companhia e este curso é especializado para Praças e Oficiais que queiram ganhar uma experiência diferenciada tendo aulas, treinamentos, atividades que garantem uma melhor visão do jogo, participando de apresentações com os cavalos e ganhando um fardamento diferenciado no Quartel General. E nós da equipe JORNADA não podemos ficar de fora dessa e fazer uma perspectiva sobre uma turmas passadas, comandos atuais e cavaleiros ativos do Exército Brasileiro. Nesta perspectiva, estaremos conhecendo um pouco mais sobre a cavalaria, suas experiência, suas emoções, melhores momentos e te fazendo um convite sobre a Cerimônia da mesma. Confira abaixo:

Foram questionados primeiro os Cavaleiros-Aprendizes da 9° Turma, que são: -Bossanova, @vinha007, GUIZINHO60094 e Blebinhas40.

O que pode nos falar sobre sua experiência? E emoções? E melhores momentos? O que espera daqui pra frente? O curso é como imaginou? Está sendo difícil ou fácil demais? O que melhorou em você após o ingresso na Cavalaria?

" Bom, a cavalaria e tornou um grande aprendizado. Me mostrou várias vertentes que eu ainda não tinha observando antes, um novo caminho a ser traçado e um como me tornar um novo e melhor militar. Recomendo para todos. Sobre emoções eu ainda não posso falar muito, creio que a maior emoção de todas é conseguir ser aprovado com êxito. O melhor momento da Cavalaria é está com meus amigos, todos reunidos em um quarto, em uma sala, para realizar várias funções, e acima de tudo o divertimento. Bom, existe um ditado que uso bastante: 'O ontem é passado, o amanhã é mistério', não tenho muito a falar do que esperar. Mas espero muito que eu consiga concluir todas as etapas com êxito, e ser um aprovado. Sim, até muito melhor do que imaginei, não tem explicações. Está sendo complicado, até por que as atividades não são tão fáceis, mas ao mesmo tempo se torna bastante divertidas. Creio que minha postura tem melhorado, ando observando cada detalhe de um jeito diferente. A cavalaria me ajudou bastante a melhorar também meu trabalho em equipe, e a comunicação com todos."
Aluno da EsPCEx - -Bossanova

 "Bom nessa Cavalaria, eu gostou gostando da duas turma, estão dando o máximo de si e está bem competitiva, eu já tenho certa noção com os demais, eu procurar ajudar os Cavaleiros-Aprendizes que tem dificuldade ou dúvidas em ambos equipes, é e sempre bom passar o seu conhecimento aos demais, para eles ter uma certa noção como será na Cavalaria. Eu desejo boa sorte as duas Equipes."

Aluno da EsPCEx - GUIZINHO60094

"Essa experiência está sendo fantástica, achei que ia ser só trabalho, mas estou gostando demais de me divertir com os outros. Muitas emoções aconteceram nas atividades III e IV, muito boa as duas. Melhores momentos acho que são todos com esse pessoal fhod**. Espero que continuemos com a amizade e que a Cavalaria continue na excelência que é. Como eu disse, achei que ia ser só seriedade, mas vi que tem ensinamentos e muita diversão. Acho que não é nem difícil nem fácil, é o seu esforço que dita, estou me esforçando para ir bem, então creio que tudo dará certo. Melhorou em mim, a qualidade do trabalho em equipe, a comunicação no sentido de saber ouvir os outros."

1° Sargento - Blebinhas40

"A Cavalaria está me trazendo uma série de aprendizados, já que por fora nós a imaginamos que é uma coisa, mas quando ingressamos vemos que é totalmente diferente. Para muitos ela parece que é algo fácil, porém isso lida muito com a nossa paciência, coisa que muita das  pessoas não consegue faze-la ser algo essencial. Após o ingresso em tal grupo Externo, a minha visão do Exército mudou demais, me fazendo assim traçar novas rotas para alcançar o que almejo, juntamente a mudança de visão, estou conseguindo fazer minha comunicação, que antes era algo não muito bom, se tornar algo cada vez melhor, outra mudança que não poderia deixar de falar é o meu trabalho em equipe que ajudou a melhorar bastante."

Subtenente - @vinha007




Foram questionadas também Cavaleiros-Formados, que são: Impr e zafrina2.

Como foi sua experiência na Cavalaria? O que mudou após a aprovação? Quais suas melhores lembranças? Fez muitas amizades, se sim, quem? Conte um pouco sobre sua turma.

 "Eu fiz duas cavalarias, na minha primeira eu reprovei. É uma das coisas mais legais e estressantes kkkk (confesso que na minha primeira cavalaria foi muito ruim e teve minha reprovação). Na minha segunda cavalaria eu fui líder da Alfa, foi muito bom, a equipe era muito unida. Fiz amizades nas duas cavalarias que foram inesquecíveis, que até hoje eu guardo em mente essas pessoas que algumas já não estão mais no Exército. Enfim, a experiência foi muito boa!"

Segundo Tenente - zafrina2.

"Posso considerar a cavalaria como uma experiência bacana dentro do BR. Ela me trouxe metodologias para ações aqui dentro do Quartel. Através da aprovação trouxe-me aperfeiçoamento para futuras academias (EsPCEx e AMAN), porque os modos e exigências são semelhantes. E na realização de resumos e relatórios que refletem na "vida fora do jogo". As atividades individuais ou equipe e os "GRITOS DE GUERRA": ALVORADA !! BRASIL !! Claro, no final todo mundo se entende. As amizades são todos da Equipe Alfa e ômega. Participei de 2 turmas.  A 1° realizada pelo Comandante Kloss (foi a 2° turma convocada pela cavalaria). E a minha 2° cavalaria (a 6° turma comandada pelo Kloss)."

Subtenente - Impr


Foi questionada uma Oficial Responsável, que é: ,Rhay

Conte-nos como foi seu curso. Como está sendo para você lidar com toda a turma? O que melhorou na sua carreira militar? Já teve alguma coisa que aconteceu que te marcou muito? Por que está aqui hoje, alguma motivação?

"No geral, foi bastante divertido e produtivo. Com alguns momentos de estresse, é claro rsrs. Está sendo bem legal participar da cavalaria como auxiliar e olhar do outro lado todo o funcionamento em si. As turmas atuais são bastante dedicadas e interessadas, está sendo bem produtivo trabalhar com todos. Melhorou bastante a minha comunicação com os demais, em especial, no ponto de saber ouvir as ideias de terceiros e não me fechar somente às minhas convicções. Quando eu fiz a Cavalaria eu já estava no CDO, então algo que me marcou bastante foi o fato de eu ter tido a oportunidade de aprender ainda mais, pois é uma experiência bastante rica em conhecimento. Tive a honra de ser convidada pelas líderes para fazer parte dos responsáveis da cavalaria, e o que me motiva é ver que todos que participam se divertem e gostam muito da experiência."
Capitão - ,Rhay

Foi questionado um Ex-Comandante da Cavalaria, que é: Alojzy

Como foi ser Comandante? Lembra da sua Cavalaria, o que trouxe de bom? O que não gostou? Essa experiência você recomenda a todos? Em geral, como se sente ao ver outros se dedicando no curso? Deixe umas palavras de motivação."

"Tornar-me comandante da cavalaria foi algo natural, fruto de um bom trabalho. Para falar a verdade, eu nunca quis ser um dos responsáveis pelo curso, mas insistiram tanto que eu a acolhi e pude implantar algumas ideias na medida do possível. Basicamente, encontrei a felicidade dos praças como motivação para continuar no comando, eles levam muito a sério e possuem uma paixão inexplicável. Em relação ao setor administrativo, não foi muito complicado. Temos uma boa gama de oficiais responsáveis, todos de alta qualidade. Quando há pessoas que te apoiam e sabem trabalhar em equipe, o trabalho flui como uma pena caindo. Lembro sim, participei da turma Dom Pedro I em 2015. Foi a primeira turma comandada pelo ex-Coronel Kloss, tudo era novidade. Ela ficou famosa pela dificuldade, muitos diziam que era quase impossível obter a aprovação. Dos vinte alunos, eu fui um dos cinco aprovados, inclusive obtive a maior nota da turma. Tive uma experiência interessante, mas pela desistência da grande maioria, não pude ter um contato maior com os outros cavaleiros. Apesar disso, foi uma ótima maneira de desenvolver a fala, aproximar-me dos oficiais etc. Sem dúvidas. A cavalaria é fundamental no Exército Brasileiro, considero como uma válvula de escape para as funções rotineiras do quartel. Apesar de possuir um grau de seriedade com notas e risco de reprovação, atua também como descontração. Não há aquela rigidez igual a da AMAN. O intuito é criar amizades, desenvolver a comunicação e o trabalho em equipe. Gratificado. Tenho certeza que, não só eu como os outros ex-comandantes também, sentimos orgulho da dedicação de todos, seja praça ou oficial. A cavalaria é recomendadíssima, vale o esforço. Basta assistir os vídeos das turmas para ter uma palinha do que podem encontrar. Não deixe ninguém dizer que você é incapaz, faça a sua própria marca. Não faça promessas quando estiver feliz. Não discuta quando estiver com raiva. E não tome decisões quando estiver triste."
''The future is bright.''

Coronel - Alojzy




  Com tudo isso, esperamos que todos que fazem parte da instituição possam vir conhecer esse belíssimo projeto e que possam realmente se idealizar cada vez mais com todo o aprendizado adquirido e mais, deixamos aqui um CONVITE para participarem da formatura da 9° Cavalaria do Exército Brasileiro e a Cerimônia irá se realizar na data 06/05 às 21hrs. Nós do Diário Brasileiro estaremos fazendo toda a cobertura do evento e para isso, precisamos da presença de todos, vamos lá dar uma força para nossos Cavaleiros e mais uma vez, apreciar mais um dos belos momentos dentro da instituição!


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.